Quem somos

A Comunhão Batista Bíblica Nacional, CBBN, fundada em 01 de dezembro de 1973, é uma organização civil de caráter religioso, sem fins lucrativos, constituída em número ilimitado pelas igrejas batistas bíblicas que com ela cooperam.

A CBBN tem unicamente a Bíblia Sagrada como regra de fé e prática para os seus membros.

São membros da CBBN as igrejas Batistas Bíblicas que solicitem a sua admissão, sendo aceitas em qualquer reunião da Diretoria ou na Assembleia Ordinária, bienal.

Só poderão ser arroladas na CBBN as igrejas batistas bíblicas que aceitem a Bíblia Sagrada como única regra de fé e prática e reconheçam como fiel interpretação da mesma a Declaração de Fé da Comunhão Batista Bíblica Nacional transcrita em seu estatuto.

Somente as igrejas que cooperam no sustento financeiro das despesas administrativas da CBBN poderão receber verbas oriundas da mesma ou de entidades ligadas a ela.

A relação da CBBN com as igrejas é tão somente de natureza cooperativa, não envolvendo obrigações outras, senão quando formalmente expressas em documentos assinados pelas partes.

Na execução de seu plano geral de trabalho, a CBBN contará com a cooperação das igrejas arroladas, podendo para esse fim, fazer-lhes recomendações específicas, desde que respeitado o princípio de autonomia da igreja local.

Declaração de identidade Organizacional

VISÃO (Onde quer chegar)

Ser uma organização presente, visionária e atuante, que promove no meio de igrejas, pastores e missionários: a unidade da fé, a comunhão e a cooperação com o propósito de expandir a obra Batista Bíblica em toda parte.

MISSÃO (Motivo da Existência)

Ser uma organização promotora da obra Batista Bíblica no Brasil.

Promover a Confraternização entre as Igrejas Batistas Bíblicas do Brasil

Contribuir de todos os modos para a aperfeiçoar, aprofundar, e ampliar a visão e a ação das igrejas para o desenvolvimento da obra missionária e evangelística nacional e internacional.

Auxiliar, quando necessário e dentro do possível, igrejas e obreiros com auxílio financeiro e orientação eclesiástica.

O programa de ação junto às igrejas abrange as seguintes áreas: Evangelização, Missões, Educação Religiosa, Educação Ministerial e Comunicação.

Servir como conselheira, mediadora, confrontadora e disciplinadora em situações que comprometam os valores estabelecidos no nosso estatuto e declaração de fé.

Produzir material didático fundamentalista para EBD, seminários e outros.

Utilização dos meios de comunicação lícitos para alcançar seus propósitos institucionais.

Ser uma voz de protesto conta a apostasia e o mundanismo

VALORES

A Bíblia Sagrada como única e suficiente regra de fé e prática.

Preservação da sã doutrina

Comprometimento com propósitos institucionais

Ética nos relacionamentos

Excelência

Unidade

Cooperação

Transparência

Glorificação do nome de Deus


QUEM SÃO OS BATISTAS BÍBLICOS?

1. SOMOS CRISTÃOS

Somos cristãos por escolha própria e somos discípulos decididos de Jesus. Jesus é nosso único e suficiente Salvador e Senhor. Reconhecemos que não somos os únicos discípulos de Jesus mas é nosso desejo seguir a Jesus de acordo com as nossas convicções bíblicas (Atos 11:26), e no poder do Espírito Santo.

2. SOMOS MEMBROS DE IGREJAS LOCAIS

Cremos que o crente deve ser um membro fiel e ativo duma Igreja Local para cumprir o mandamento de Jesus de Evangelizar, Batizar, Ensinar e Observar todos os mandamentos. Estes quatro alvos são a razão da existência da Igreja local e a razão para a nossa participação nela. (Mateus 28: 18-20; Hebreus 10:24-25).

3. SOMOS BATISTAS

Em primeiro lugar, as nossas igrejas são Igrejas Cristãs com Cristo como o cabeça da Igreja. Nós usamos o nome Batista ou Batista Bíblico porque defendemos os sete distintivos históricos das Igrejas Batistas* e usamos o modelo Batista de liderança nas Igrejas locais reconhecendo dois cargos de liderança: o de Pastor e o de Diácono. Nossas Igrejas são Igrejas Batistas tradicionais e não carismáticas.

4. SOMOS A FAVOR DA COMUNHÃO ENTRE IGREJAS DA MESMA FÉ E ORDEM

Fazemos parte da Comunhão Batista Bíblica Nacional para melhor cumprirmos os mandamentos de Jesus encontrados em Mateus 28:18-20. A Comunhão existe para apoiar a Igreja Local mas não tem poder sobre assuntos internos das Igrejas. Usamos a palavra “Comunhão” para melhor demonstrar a natureza voluntária do nosso relacionamento entre as Igrejas. (Atos 15)

5. SOMOS BÍBLICOS

Somos convictos que a Bíblia deve ser nosso livro de estudo em nossas igrejas. O uso ou não de literatura de qualquer tipo dentro da igreja local deve ser decidido pela liderança da Igreja Local sem pressão de outras Igrejas ou da própria Comunhão. Um sistema centralizado usado pelas grandes denominações das Igrejas Evangélicas e Batistas para a produção de literatura semanal é ao nosso ver eficiente mas perigoso. A experiência destas mesmas denominações prova que doutrinas não Bíblicas podem entrar em todas as Igrejas Locais através duma só fonte de erro ou liberalismo.

Por essa razão, insistimos que a Igreja Local tenha sua autonomia na escolha de materiais, literatura e programações. Reconhecemos o fato de que a cooperação a nível nacional produz resultados bons e pode ser aproveitada mas cada Igreja Local deve ser livre de participar ou não, de acordo com a sua própria consciência, sem constrangimento ou ameaça de censura. (João 5:39; II Timóteo 3: 16-17; Salmos 119: 105)

6. SOMOS MISSIONÁRIOS

Cremos que todo crente deve participar da obra missionária. Sabemos que Deus escolhe pessoas para trabalhar no campo missionário integralmente e estas pessoas merecem o apoio das Igrejas e da Comunhão de Igrejas. Estes candidatos para trabalho missionário devem ser aprovados em primeiro lugar na sua própria Igreja Local. Para receber o apoio da Comunhão de Igrejas, o candidato também deve ser aprovado pelo departamento de Missões da Comunhão de acordo com normas já estabelecidas pelas Igrejas. Uma vez aprovado na sua Igreja Local e pela Comunhão, o candidato deve apresentar o seu programa de trabalho às Igrejas pessoalmente. A decisão de sustentar o candidato financeiramente fica com cada Igreja Local. A Comunhão não o sustentará, mas sim, as Igrejas Locais através das suas ofertas enviadas diretamente ao candidato aprovado ou através do departamento de Missões da Comunhão. Se uma Igreja quiser enviar ofertas não designadas para missões, o departamento de missões assumirá a responsabilidade de escolher o seu destino na obra. (Atos 13: 1-3; Fil 4: 14-16)

7. SOMOS OBREIROS

Cremos que o Senhor Jesus quer que o seu amor se manifeste através de nossas boas obras e do nosso amor. A nossa fé deve ser demonstrada pelas obras de nossas Igrejas. Todos os projetos da Comunhão Batista Bíblica e das Igrejas Locais devem cooperar para o cumprimento da tarefa que Jesus nos deixou em Mateus 28: 18-20. Estes projetos incluem escolas, orfanatos, acampamentos, institutos, faculdades e outras entidades especializadas. Todos estes sempre devem estar ligados às Igrejas Locais das quais também devem depender para o sustento espiritual e material (Tiago 1: 19-27; 2: 14-26).

8. SOMOS DEDICADOS À PREPARAÇÃO DE OBREIROS

Cremos que o treinamento e preparação de futuros pastores, missionários e obreiros, deve ser diretamente ligado à Igreja Local mas reconhecemos o fato de que este trabalho precisa de cooperação entre as Igrejas. Por esta razão a Comunhão de Igrejas apoiará o desenvolvimento de institutos e Faculdades no País. Para garantir a ligação com as Igrejas Locais, a Diretoria de cada instituição deve ser composta de pastores Batistas Bíblicos que escolherão administradores e professores de acordo com normas estabelecidas pelas Igrejas. (II Timóteo 2: 1-2; II Timóteo 3: 14-17)

9. SOMOS FUNDAMENTALISTAS

As Igrejas Batistas Bíblicas são Igrejas fundamentalistas. Isso quer dizer que nos defendemos de qualquer ataque contra as doutrinas básicas da fé cristã. Não aceitaremos no nosso meio pessoas ou Igrejas que neguem as doutrinas cardiais da Bíblia (Romanos 16: 17-20), e por esta razão nenhuma de nossas Igrejas fará parte do Concílio Mundial de Igrejas ou qualquer de suas organizações.

10. SOMOS SEPARADOS DO MUNDO

Acreditamos que o crente verdadeiro deve viver uma vida santa e separada do mundo. Cabe à Igreja Local determinar as suas exigências para manter o rebanho seguro e puro (João 17: 15-16; Romanos 12: 1-2; I João 2: 15)

OS SETE DISTINTIVOS DAS IGREJAS BATISTAS:

1.- A Bíblia é nossa única regra de fé e prática

2.- A Igreja é composta de membros regenerados

3.- Nossa profissão de fé é o batismo por imersão após a conversão

4.- Cada crente é um Sacerdote

5.- A segurança do crente é eterna

6.- A igreja local é autônoma.

7.- O Estado e a Igreja devem ser separados