Noticia
Amazonas em Foco

Amazonas em Foco

De 17 a 27 de março p.p. o Pr. Manoel F. Cano, secretário executivo da CBBN esteve visitando as igrejas Batistas Bíblicas em Manaus – AM.

Os Batistas Bíblicos do Amazonas

 

    O trabalho Batista Bíblico em Manaus começou com a família Hawkins. John e Elaine Hawkins chegaram ao Brasil em 13 de março de 1957, eram ligados a World Baptist Fellowship Mission Agency de Arlington, Texas. Trabalharam por anos no interior do estado com indígenas e ribeirinhos. Em 1972 vieram para Manaus e ali fixaram seu ministério. Em 1973, juntamente com outros missionários, criaram em Manaus o IBBA – Instituto Batista Bíblico do Amazonas, com o propósito de treinar obreiros para a obra de evangelização do Amazonas. Tiveram 5 filhos, todos eles envolvidos na obra de Deus. Nos anos que se seguiram John e os filhos fundaram várias igrejas em Manaus. Assim, existe hoje um grupo de cerca de 40 Igrejas Batistas Bíblicas na região de Manaus e interior do Amazonas que era praticamente desconhecido aos Batistas Bíblicos ligados a CBBN.

    De alguns anos para cá tem havido uma aproximação lenta e gradual entre a liderança da CBBN e as Igrejas Batistas Bíblicas do Amazonas. Recentemente foi criada a Junta Batista Bíblica do Amazonas e o Instituto Batista Bíblico da Zona Leste em Manaus.

Comunhão em busca de comunhão

    O Pr. Manoel Cano foi enviado a Manaus com o propósito de conhecer e estreitar a comunhão com as Igrejas Batistas Bíblicas do Amazonas e seus pastores.

    Pr. Manoel e a esposa, irmã Lílian ficaram hospedados num apartamento, cedido bondosamente pela irmã Neirivam da IBB Lírio do Vale.

Igrejas Visitadas

 

       O Pr. Manoel Cano pregou nas seguintes igrejas: Conferência Missionária da Igreja Evangélica Bíblica em Mundo Novo – Pr. Antônio Alexandre e Evânia (presidente da Junta BB do Amazonas); IBB em Augusto Montenegro - Pr. Amarildo e Claudene; IBB Lírio do Vale – Pr. Gilberto e Janeth; IBB em Coroado – Pr. Edmilson; IBB Grande Vitória; IBB em Redenção; IBB Aliança – Pr. Renato e Solange; IBB Manancial.

    Há uma grande semelhança entre as IBBs do Amazonas e as IBBs da CBBN, devido serem provenientes da mesma raiz fundamentalista.

Outras Visitas

IBBA

    O secretário executivo aproveitou também a viagem para conhecer o IBBA – Instituto Batista Bíblico do Amazonas, dirigido pelo Pr. True Hawkins. O IBBA já treinou mais de 270 obreiros nos seus 34 anos de existência. Muitos envolvidos na evangelização de indígenas e povos ribeirinhos, outros pastoreando igrejas.

Sede da Missão Novas Tribos

    Pr. Manoel visitou ainda a sede da Missão Novas Tribos do Brasil em Manaus. Foi muito bem recebido pela liderança da missão.

Missionários Vanderlei e Dilma da CBBN

    Fomos muito bem recebidos pelo casal de missionários Vanderlei e Dilma Lopes da CBBN. Esse casal missionário trabalha na sede da MNTB e faz um importante trabalho de apoio aos missionários que estão nas aldeias. Irmã Dilma faz um trabalho nas escolas e hospitais além de ser colaboradora do Jornal O Batista Bíblico.

IB em Dom Pedro

    Participamos também da Conferência Missionária realizada na IB em Dom Pedro – Pr. João Saraiva, tendo a oportunidade de compartilhar seu ministério naquela igreja.

Reunião de Pastores da Junta BB do Amazonas

 

    No sábado pela manhã houve uma reunião de pastores e obreiros. Pr. Manoel trouxe um desafio aos pastores presentes à comunhão e união pela obra de Deus. Respondeu perguntas e animou os presentes a se aproximarem da CBBN e participarem de seus ministérios e eventos.

     Agradeço ao Pr. Antônio Alexandre, presidente da JBB do Amazonas e sua esposa, Evânia e o casal Pr. Edilson e Lia Araújo, do Ministério Pedra Viva, que colaboraram grandemente para o sucesso da viagem a Manaus, preparando a agenda e conduzindo o casal visitante às igrejas e encontros.

    Agradecemos aos irmãos das igrejas pela alegria e amabilidade com que nos receberam.

    Se o Senhor Deus confirmar, existe a real possibilidade de se realizar um Congresso Batista Bíblico em Manaus em 2020. Oremos por esse propósito.

Fotos:

Pr. Antonio Alexandre e Evânia - IE Bíblica em Mundo Novo

Pr. Amarildo e Claudene – IBB Augusto Monte Negro

Pr. Gilberto e Janeth da IBB Lírio do Vale

Pr. Renato e Solange - IBB Aliança

Pr. Edilson e Lia de Araújo - Ministério Pedra Viva 

IBB Lírio do Vale

IBB Aliança

IEB em Mundo Novo

Coral da IBB em Augusto Monte Negro

Foto: Alunos do IBBA – ao centro O Diretor: Pr. True Hawkins

Pr. Vanderlei Lopes na sede da MNTB 

Pastores na reunião da Junta BB do Amazonas

Esposas dos pastores na reunião da Junta do Amazonas

  • amazonas1
  • amazonas2
  • amazonas3
  • amazonas4
  • amazonas5
  • amazonas6
  • amazonas7
  • amazonas8
  • amazonas9
  • amazonas10
  • amazonas11


MFC
 


© 2015 CBBN | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. DESENVOLVIDO POR INOVA.