Noticia
1ª Igreja Batista de Conquista comemora 117 anos de existência

1ª Igreja Batista de Conquista comemora 117 anos de existência

Igreja foi fundada no dia 04 de fevereiro de 1900. Programação especial agradecendo a Deus por mais um ano de existência, acontece nos dias 03, 04 e 05 de março. A entrada é franca

 

    A Primeira Igreja Batista Bíblica de Vitória da Conquista (PIBBVC) foi organizada no dia 04 de fevereiro de 1900. Em gratidão a Deus, para comemorar os 117 anos de existência, a PIBBVC realiza série de conferências nos dias 03, 04 e 05 de março. O preletor será o Pastor Róbson Marcelo, ligado ao ministério do Templo Batista Maranata em Goiânia (GO). Em todas as programações, haverá a participação do Departamento de Música da PIBBVC, através dos conjuntos, Corais e dos alunos da Escola de Música.

 

    Nos dias 04, sexta-feira, e 05, sábado, o culto começa às 19h30. No dia 06, domingo, às 10h15 e às 19h. A PIBBVC está localizada na Praça Caixeiros Viajantes, no centro de Vitória da Conquista. A entrada é franca.

Para quem não pode se deslocar até o Templo, os cultos são transmitidos ao vivo pela internet, através do site www.pibbvc.com.br. Outra opção é a transmissão pela Rádio Melodia FM 87,9, aos domingos pela manhã.

 

Tudo começou com uma Bíblia

 

    A Igreja foi fundada no dia 04 de fevereiro de 1900 por Tertuliano da Silva Gusmão. Ele construiu uma casa de adobe na Fazenda Felícia, de sua propriedade. Tertuliano era fazendeiro, e também comerciante de gado. Ao viajar para comercializar o rebanho, protegeu um jovem que estava sendo perseguido por causa do evangelho. Agradecido, na hora de ir embora o jovem presenteou Tertuliano com uma Bíblia. Ao retornar à Conquista, leu o livro com sua família atraindo parentes e amigos. Esse grupo de pessoas reconheceu que a Bíblia é a Palavra de Deus e entregou a vida a Jesus. “Buscaram a Deus em Sua Palavra e O acharam”.

 

    O primeiro pastor foi Antônio Theóphilo de Queiroz, genro de Tertuliano, e que foi preparado para o ministério pelo missionário americano Zacarias Taylor. Há descendentes do fundador que defendem a ideia de que esse pastor teria sido o jovem que presenteou Tertuliano com a Bíblia.

 

Os crentes eram assíduos aos cultos. Aqueles que moravam em lugares distantes, saíam de casa ao romper da aurora a fim de participarem de todos os trabalhos. A igreja cresceu em número, e, por isto, mais tarde, alugaram uma casa na Rua da Várzea (hoje, 2 de Julho), e organizaram ali uma congregação. Pouco tempo depois, compraram aquela casa, fizeram uma reforma e transferiram a igreja para o citado local. Aquela casa reformada foi o seu segundo templo.

 

Neste tempo, violentas perseguições se abateram sobre a igreja, e os crentes as enfrentaram com firmeza. Dentro da igreja os crentes eram apedrejados. Os inimigos formavam grupos que saíam à meia-noite com latas de piche e pincel, fazendo cruzes nas portas das casas dos crentes. Pinchavam a cruz maior na porta da casa do pastor.

 

    O Pastor Theóphilo foi sucedido pelos pastores Antônio Marques da Silva, José Félix, Casemiro Gomes de Oliveira (durante seu ministério foram organizados o coral da igreja e a sociedade de senhoras) e Abílio Pereira Gomes, fundador e primeiro diretor do Colégio Marcelino Mendes. 

    No ano de 1928, durante o pastorado de Firmino Silva, foi inaugurado o terceiro templo, na praça dois de julho, atual Praça Caixeiros Viajantes. Ele foi sucedido pelos pastores Luiz Régis, M.G. White e Eduardo Gobira, João Norberto da Silva (nesse período a igreja adquiriu a área atual do templo atual), Saturnino Pereira e José Rego do Nascimento.

 

    No dia 11/05/1958, assumiu o pastorado desta igreja, o Pr. Gérson Correia da Rocha. O templo foi demolido para a construção do atual, inaugurado na primeira semana de fevereiro de 1966. Seu ministério foi o mais longo na igreja, 43 anos. Durante seu ministério a igreja desenvolveu ainda mais a visão missionária e muitas almas foram ganhas para Cristo.

 

     Hoje a igreja tem 930 membros. Está no sustento de 35 trabalhos missionários espalhados pelo Brasil e mundo afora, atingindo os continentes da África, Ásia e Europa. São cinco congregações, vários pontos de pregação na zona rural, evangelização nas escolas, ruas e hospitais. No ministério de música há os Conjuntos Agnus Dei, Herdeiros da Graça, Homens do Rei e Melodia, os Grupos Alêtheia e Novo Canto, os Quartetos Filhos de Sião e Luzes, e os Corais Filhos de Sião, Cordeirinhos e Filhos do Rei. Conforme citado no terceiro parágrafo da matéria, os cultos são transmitidos ao vivo pela internet e por uma emissora de rádio na cidade. O Pastor José Infante Júnior é o atual presidente, tendo como auxiliares o Pastor Vitor Ferreira e Silva e o Pastor Sidney Siqueira.

  • pibbvc1
  • pibbvc2
  • pibbvc3
  • pibbvc4
  • pibbvc5
  • pibbvc6


Pr. José Infante Jr.
 


© 2015 CBBN | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. DESENVOLVIDO POR INOVA.