Noticia
Pr. Gary e Janet Tomberlin – 50 anos de Ministério no Brasil.

Pr. Gary e Janet Tomberlin – 50 anos de Ministério no Brasil.

 

 

    Nascidos em 1940, Janet aceitou Jesus como salvador em 1947 e Gary em 1948. Casaram-se em 17 de março de 1961. Em agosto do mesmo ano vieram visitar os pais de Janet, que eram missionários no Brasil, Rev. Dale e Wilma Barton. Formaram-se no Baptist Bible College. Ela em 1963 e ele em 1964. O primeiro filho Bradley nasceu em 1965 no Texas.

    Gary foi consagrado ao ministério em 17 de janeiro de 1966 e, nos mês seguinte, foram aprovados como missionários da BBFI para o Brasil. A filha Lori nasceu em 1967 no Missouri, e o filho Brian nasceu em 1969 já em São Paulo.

    Chegaram de navio em Santos em maio de 1967, e logo começaram trabalhando numa pequena igreja em São Vicente, no tempo em que Gary ainda estudava o português.

    De 1968 a 1971 ensinaram no Instituto Batista Bíblico em São Paulo, dirigido pelo Pr. Dale Barton.

    Em 1969 juntamente com Benjamim, um aluno do Instituto Batista Bíblico, começaram uma nova igreja em Pedro de Toledo. Benjamim e Gary levaram a Cristo o jovem Edmundo A. Aguiar, que estivera encarcerado por 4 anos por causa de uma falsa acusação. Uma vez tendo conquistado sua liberdade, Edmundo atendeu o chamado para pregar. Formou-se no Instituto em São Paulo e voltou a Pedro de Toledo onde assumiu o pastorado da igreja, e lá permanece até hoje. A IBB em Pedro de Toledo começou 4 congregações e uma igreja em cidades vizinhas.

    Em 1970 uma nova congregação foi iniciada em Joquei Clube (perto de São Vicente) também com a ajuda de alunos do Instituto Bíblico. O missionário José Domingos assumiu mais tarde a liderança desta congregação.

    Em 1971 começaram uma nova igreja em Itariri a 5 km. De Pedro de Toledo com a ajuda do Obreiro Pedro da Silva. Esta igreja tem sido muito abençoada.

    Em 1972 e 1973 estiveram visitando as igrejas nos E.U.A. Ao Voltar mudou-se de São Paulo para Curitiba-PR.

    Em 1974 começaram a PIBB em Curitiba. A primeira fase da construção do prédio se deu em 1975 e a segunda em 1977.    

    De 1978 a 1982 continuaram a trabalhar na PIBB de Curitiba. Os Tomberlins doaram carros a quatro obreiros. Pr. Gary levou dois deles pessoalmente ao Piauí e os doou ao Pr. José Antonio Marques e ao Pr. Cleyton Gadelha.

    Em 1984 compraram um terreno na periferia de Curitiba para fazer um Acampamento de Jovens. Construíram dois prédios de dois andares. Um para servir de capela e refeitório e outro como dormitório para 120 acampantes.

    Em 1985 começaram a IBB em Campo Comprido na Capela do Acampamento. Muitos acampamentos para jovens e retiros para adultos foram realizados de 1985 a 1997.

    Em 1997 o Acampamento foi vendido por U$150.000. Oito famílias que faziam parte da Igreja de Campo Comprido foram transferidas para a IBB em São Braz.

    Em 1997 foi Criada a Associação de Auxílio às Igrejas e o dinheiro da venda do Acampamento foi investido no Fundo Rotativo para fazer empréstimos às IBBs para construção de templos. A AAI foi constituída como associação formada por 11 pastores, leigos e suas esposas.

    A AAI organizou cinco seminários para pastores e esposas para encorajá-los ao crescimento pessoal e ministerial.

    Dr. John Rawlings doou U$ 50.000 para o Fundo rotativo e foi o preletor principal do Primeiro Seminário que teve 104 pastores e esposas.

    Um prédio que fora comprado com o intuito inicial de começar uma nova igreja em Almirante Tamandaré foi vendido e doado ao Fundo Rotativo.

    Em 1998 mudou-se para o estado do Piauí para dirigir o Instituto Bíblico Regional na IBB em Avelino Lopes, pastoreada pelo Pr. José Antonio Marques. O Instituto treinou 13 homens e mulheres para o ministério. Cada módulo de estudos bíblicos básicos durava duas semanas e eram ensinados por pastores diferentes vindos de São Paulo e também por Gary e Janet. Os 13 alunos se formaram e estão atuando no ministério até hoje em igrejas no nordeste do Brasil.

    Em 2001 planejaram e dirigiram o segundo Instituto Bíblico regional em Buritirama, BA. Desta vez não se mudaram para o nordeste, mas fizeram algumas viagens para ensinar alguns módulos. O Pr. de Buritirama, Eurípedes dos Santos ficou responsável pelo andamento diário e também quando Gary não estava. Eurípedes e sua esposa hospedaram os professores e pastores que vieram de fora para ensinar. Onze homens e mulheres se formaram.

    Em 2003 um Terceiro Instituto Bíblico Regional foi feito em Campo Grande, MS. Os 24 alunos vieram de 5 igrejas da região. Somente uma delas tinha pastor consagrado. Deus permitiu, na sua graça abundante que, os que foram lá ensinar pudessem ajudar a preparar mais líderes espirituais para uma região tão carente.

    Em 2005 começaram a ajudar numa pequena congregação em Balsa Nova, só 9 km de sua casa. O obreiro leigo, Roberto Weidman, liderou o grupo a se organizar em igreja e a chamar Gary como pastor em 2008.

    Em 2009 o pastorado passou para o Pr. Luiz Carlos Gomes. Pr. Luiz liderou a construção do templo. Depois de dois anos, Pr. Luiz se transferiu para Umuarama no Oeste do Paraná. 

    Em Julho de 2013 a igreja se mudou para o novo prédio construído com um empréstimo do Fundo Rotativo da AAI. Em 2015 a Igreja em Balsa Nova chamou um pregador leigo, Augusto Leitão, para ser seu líder. Gary tem sido seu mentor enquanto ele continua seus estudos na preparação para ser ordenado pastor.

    Nota da redação: Graças a Deus pelos 50 anos de ministério da família Tomberlin no Brasil. Todos os frutos desse ministério só serão plenamente conhecidos na eternidade.

 

Fotos:

Família Tomberlin 1978

IBB em Pedro de Toledo

IBB em Itariri

PIBB Curitiba em 1974

Primeiro Seminário AAI

Formandos do Instituto Bíblico Regional em Campo Grande

Pr. Gary e Janet

  • tomberlin1
  • tomberlin2
  • tomberlin
  • tomberlin4
  • tomberlin5


Janet Tomberlin
 


© 2015 CBBN | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. DESENVOLVIDO POR INOVA.